domingo, 9 de março de 2008

Respondo a seguir a alguns comentários recentes ao texto 'religião à portuguesa':




Helena,
Sim, a verdade está dentro de nós, e acreditar ou não em Deus não depende de nenhuma demonstração, científica ou filosófica. O que não quer dizer que estejamos dispensados da tarefa de procurarmos entender essa verdade.
Alfredo Dinis,sj

Bruno,
Fé e razão são de facto duas dimensões do ser humano que sempre viverão em diálogo. Não estão destinadas a viver em conflito. O termo ‘mistério’ tem hoje um significado muito negativo. Dizer que há uma dimensão misteriosa na fé religiosa enquanto aspecto que nunca poderemos compreender totalmente com a razão pode não ser bem entendida, embora tenha a sua justificação. Os cristãos precisam de facto, hoje mais do que nunca, de compreender tanto as razões da sua fé como as razões das suas dúvidas de fé. E precisam saber explicar tudo isso aos que não têm fé e os interrogam. Finalmente, o que dizes sobre a tua avó faz-me pensar na distinção entre ‘saber viver’ e ‘saber explicar’. Muitas pessoas sabem explicar muitas coisas mas isso não significa que saibam viver uma vida de qualidade humana. Outras não sabem explicar muitas coisas mas podem ter uma vida de elevada qualidade humana. Também há quem consiga conjugar os dois saberes de forma equilibrada.
Alfredo Dinis,sj

Feliciana,
Hoje muitas pessoas que receberam uma educação cristã quando eram crianças afastaram-se da Igreja e por vezes abandonaram as suas crenças religiosas. Outras, pelo contrário, foram educadas sem referências s Deus e acabaram por acreditar nele quando se tornaram adultos. Por isso, não creio que o facto de algumas famílias educarem os seus filhos numa fé religiosa lhes tire a liberdade de renunciar a ela mais tarde. Em qualquer dos casos, ninguém está de facto dispensado de aderir a Deus de uma forma pessoal e livre.
Alfredo Dinis,sj

Rui,
Se Deus é um ser pessoal, e se nós somos criados à sua imagem e semelhança, então cada um tem com ele uma relação pessoal e conhece-o de uma forma pessoal, - é o que se passa entre os seres humanos - o que não quer dizer que não haja imagens de Deus que dificilmente se possam aceitar. Diversas pessoas têm do Rui imagens diversas, mas o Rui não é o simples somatório dessas imagens, e há algumas delas nas quais o Rui provavelmente não se revê. Por outro lado, a confiança em Deus não nos garante que tudo na vida nos correrá como desejamos. Obrigado pelo belo poema.
Alfredo Dinis,sj

Laura,
Realmente a fé é um caminho que percorremos juntos. É uma experiência que vivemos mas que é aberta a uma procura constante. Neste sentido, a fé nem sempre é fácil, e colocar de lado a questão de Deus pode ser, como dizes, uma solução demasiado fácil.
Alfredo Dinis,sj

Raquel,
Realmente, nunca poderemos dizer que compreendemos Deus mas se acreditamos na sua existência poderemos também acreditar que é fácil para ele compreender-nos e amar-nos. Se não for assim, que sentido teria a nossa fé? Se somos criados à sua imagem e semelhança, alguma coisa em nós é semelhante a ele, mas realmente, não podemos antropomorfizá-lo à nossa vontade. Obrigado pelo interessante vídeo com tão belas fotografias.
Alfredo Dinis,sj

Sem comentários: